quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Comparativo/teste: Honda NX Falcon 400i x Traxx Dunna 600

Sempre desejamos subir de cilindrada. É incrível como sempre queremos um pouquinho mais quando se trata do mundo das duas rodas. Existem duas opções na categoria trail que são muito interessantes e numa faixa de preço menor que as seiscentas. Embora a Dunna seja uma seiscentas, tem preço e potência de moto de porte menor. A Falcon por sua vez tem o preço bastante próximo á sua concorrente, mas deixa a desejar em desempenho. Trago aqui duas motos bastante questionadas e até um pouco esquecidas. Cabe ao consumidor decidir. Vamos ao que interessa.

Honda NX Falcon 400i
A Honda ressuscitou recentemente um grande sucesso, a Falcon. Mas a simples adesão de injeção eletrônica agregou redução de potência, o preço salgado por sua vez também prejudica as vendas. Falta carinho da Honda com o consumidor e com suas motos. A Falcon poderia, por exemplo, ter um painel melhor e não o mesmo XRE, poderia ter comandos dos punhos mais bem acabados, balança em alumínio, freios ABS opcionais, um motor bicilíndrico e assim por diante. Talvez aí sim valesse cada centavo. Não deixa de ser uma boa moto, com reputação excelente, resistente e polivalente. Mas os contras pesam mais. Outro detalhe, é uma moto super visada pelos “amigos do alheio”.
Motor
Tecnologia atrasada, exceto pela injeção eletrônica. Apesar disso tem uma durabilidade enorme quando bem cuidado. Tem apenas 28 cavalos, somente 2 a mais do que a XRE e 7 a menos do que a Dunna. Na prática não há tanta diferença já que a Falcon possui um excelente torque e peso menor que a concorrente, além de ser bastante divertida de pilotar, ter maior aptidão a um leve off-road e excelente conforto. É refrigerado a ar, tem 4 válvulas e mecânica conhecida e simples.
Acabamento e design
Outro ponto a ser revisto. Punhos, comandos e painel foram herdados da XRE. Os faróis não mudaram muito em relação á versão carburada. Em contrapartida possui bagageiro. As carenagens ficaram um pouco maiores e mais afiadas, só. Tem cara de moto remanescente da década passada. O banco proporciona bastante conforto.As rodas, assim como a balança não são de alumínio. Poderia ser melhor.
Na cidade e na estrada
Vai bem na cidade e melhor ainda na estrada. Tem fôlego na medida para ultrapassagens rápidas, apesar da velocidade final relativamente baixa. Passa bem pelos corredores urbanos e oferece muita agilidade. É uma moto excelente para usar no dia-a-dia e fazer viagens de média distância nos finais de semana. O consumo não melhorou muito com a adesão da injeção (18-22 Km/L).
Segurança e equipamentos
Tem freio a disco nas duas rodas, mas o ABS não é oferecido nem como opcional. Os bons pneus dão conta do recado e o faróis iluminam bem. Faltam equipamentos, tanto opcionais como de série.
Peças e serviços
Apesar de ser Honda não é assim tão fácil de encontrar peças da Falcon. Nas autorizadas algumas peças básicas, como o filtro de ar, tem preços absurdos.


Traxx Dunna 600
A Traxx sofre com o preconceito. Merece um voto de confiança, tem uma boa moto e com preço justo, ao contrário da Honda que pede o mesmo (19-20 mil reais é o preço praticado) numa moto com design, desempenho e motor inferiores. A dificuldade é revender a moto, devido ao mesmo preconceito. A Jialing (Traxx) tem grande tradição na china e a Dunna é utilizada pelo exército.
Motor
É um monocilíndrico com 35 cavalos refrigerado a água. Tem bom torque e boas retomadas, mas não chega a ser grande a diferença para a Falcon devido ao seu peso (210 Kg á seco). Permite viagens de média e longa distância devido ao tanque de 19 litros. Pena não ter uma sexta marcha.
Acabamento e design
Acabamento acima da média. Painel completo, bagageiro, comandos bem feitos, lanterna traseira em led´s, farol duplo e 3 bauletos (2 laterais) de série. Os grafismos da carenagem poderiam ser mais bonitos.
Na cidade e na estrada
Vai melhor na estrada. A Dunna é uma trail de verdade e tem grande porte. Tem desempenho bom na cidade, mas em situações de trânsito pesado que estamos acostumados ela dá trabalho. O consumo varia e acordo com a pegada do piloto e pode chegar aos 20 Km/L, poderia ser melhor, mas a relação peso/potência prejudica.
Equipamentos e segurança
Freios a disco, bom farol, baus de série, um pequeno para-brisa, protetor de motor de aço e para-lama traseiro auxiliar. Esta moto tem atributos para vender mais.
Peças e serviços
A Traxx tem poucas lojas em comparação com líderes. Dada a qualidade da Dunna acho difícil que sejam necessárias visitas além das revisões. Mas a durabilidade de cada moto depende do seu dono.

5 comentários:

  1. Compre uma Falcon e espere a morte chegar, pois roubam prá caramba.

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma dunna estou super satisfeito ,viajei 1300 km logo q peguei, essa moto q precisava otimo preço e esselente moto nao tenho preconceito com a china esse pais esta tornando muitos sonhos realidade ,a respeito de revenda com o preço q paguei é tranquilo.Um grande abraço pra quem quer anda de moto e nao quer ezibir marca.

    ResponderExcluir
  3. A minha já está com 26 mil km. Muito asfalto e muita alegria. Excelente moto, anda muito, estável e até no trânsito dou cada nó que deixo muito motoboy de queixo caído. Não tem mercado, não tem negócio para venda, mas para curtir, sem comentários. E o melhor: moto grande, barata, seguro barato, manutenção barata e não visada.

    ResponderExcluir
  4. Já fiz diversa viajens na minha, na primeira viagem rodamos 9.800km, saímos de Fortaleza a Cuiabá e Voltamos por Goiás...a moto é boa, tem uma estabilidade ótima, responde muito bem na estrada, confortável, passa uma segurança para quem pilota....não vendo a minha...já rodei quase todo o nordeste com ela.....recomendo...mas se quiserem pagar alto por outras marcas...a vontade.

    ResponderExcluir

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Comparativo/teste: Honda NX Falcon 400i x Traxx Dunna 600

Sempre desejamos subir de cilindrada. É incrível como sempre queremos um pouquinho mais quando se trata do mundo das duas rodas. Existem duas opções na categoria trail que são muito interessantes e numa faixa de preço menor que as seiscentas. Embora a Dunna seja uma seiscentas, tem preço e potência de moto de porte menor. A Falcon por sua vez tem o preço bastante próximo á sua concorrente, mas deixa a desejar em desempenho. Trago aqui duas motos bastante questionadas e até um pouco esquecidas. Cabe ao consumidor decidir. Vamos ao que interessa.

Honda NX Falcon 400i
A Honda ressuscitou recentemente um grande sucesso, a Falcon. Mas a simples adesão de injeção eletrônica agregou redução de potência, o preço salgado por sua vez também prejudica as vendas. Falta carinho da Honda com o consumidor e com suas motos. A Falcon poderia, por exemplo, ter um painel melhor e não o mesmo XRE, poderia ter comandos dos punhos mais bem acabados, balança em alumínio, freios ABS opcionais, um motor bicilíndrico e assim por diante. Talvez aí sim valesse cada centavo. Não deixa de ser uma boa moto, com reputação excelente, resistente e polivalente. Mas os contras pesam mais. Outro detalhe, é uma moto super visada pelos “amigos do alheio”.
Motor
Tecnologia atrasada, exceto pela injeção eletrônica. Apesar disso tem uma durabilidade enorme quando bem cuidado. Tem apenas 28 cavalos, somente 2 a mais do que a XRE e 7 a menos do que a Dunna. Na prática não há tanta diferença já que a Falcon possui um excelente torque e peso menor que a concorrente, além de ser bastante divertida de pilotar, ter maior aptidão a um leve off-road e excelente conforto. É refrigerado a ar, tem 4 válvulas e mecânica conhecida e simples.
Acabamento e design
Outro ponto a ser revisto. Punhos, comandos e painel foram herdados da XRE. Os faróis não mudaram muito em relação á versão carburada. Em contrapartida possui bagageiro. As carenagens ficaram um pouco maiores e mais afiadas, só. Tem cara de moto remanescente da década passada. O banco proporciona bastante conforto.As rodas, assim como a balança não são de alumínio. Poderia ser melhor.
Na cidade e na estrada
Vai bem na cidade e melhor ainda na estrada. Tem fôlego na medida para ultrapassagens rápidas, apesar da velocidade final relativamente baixa. Passa bem pelos corredores urbanos e oferece muita agilidade. É uma moto excelente para usar no dia-a-dia e fazer viagens de média distância nos finais de semana. O consumo não melhorou muito com a adesão da injeção (18-22 Km/L).
Segurança e equipamentos
Tem freio a disco nas duas rodas, mas o ABS não é oferecido nem como opcional. Os bons pneus dão conta do recado e o faróis iluminam bem. Faltam equipamentos, tanto opcionais como de série.
Peças e serviços
Apesar de ser Honda não é assim tão fácil de encontrar peças da Falcon. Nas autorizadas algumas peças básicas, como o filtro de ar, tem preços absurdos.


Traxx Dunna 600
A Traxx sofre com o preconceito. Merece um voto de confiança, tem uma boa moto e com preço justo, ao contrário da Honda que pede o mesmo (19-20 mil reais é o preço praticado) numa moto com design, desempenho e motor inferiores. A dificuldade é revender a moto, devido ao mesmo preconceito. A Jialing (Traxx) tem grande tradição na china e a Dunna é utilizada pelo exército.
Motor
É um monocilíndrico com 35 cavalos refrigerado a água. Tem bom torque e boas retomadas, mas não chega a ser grande a diferença para a Falcon devido ao seu peso (210 Kg á seco). Permite viagens de média e longa distância devido ao tanque de 19 litros. Pena não ter uma sexta marcha.
Acabamento e design
Acabamento acima da média. Painel completo, bagageiro, comandos bem feitos, lanterna traseira em led´s, farol duplo e 3 bauletos (2 laterais) de série. Os grafismos da carenagem poderiam ser mais bonitos.
Na cidade e na estrada
Vai melhor na estrada. A Dunna é uma trail de verdade e tem grande porte. Tem desempenho bom na cidade, mas em situações de trânsito pesado que estamos acostumados ela dá trabalho. O consumo varia e acordo com a pegada do piloto e pode chegar aos 20 Km/L, poderia ser melhor, mas a relação peso/potência prejudica.
Equipamentos e segurança
Freios a disco, bom farol, baus de série, um pequeno para-brisa, protetor de motor de aço e para-lama traseiro auxiliar. Esta moto tem atributos para vender mais.
Peças e serviços
A Traxx tem poucas lojas em comparação com líderes. Dada a qualidade da Dunna acho difícil que sejam necessárias visitas além das revisões. Mas a durabilidade de cada moto depende do seu dono.

5 comentários:

  1. Compre uma Falcon e espere a morte chegar, pois roubam prá caramba.

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma dunna estou super satisfeito ,viajei 1300 km logo q peguei, essa moto q precisava otimo preço e esselente moto nao tenho preconceito com a china esse pais esta tornando muitos sonhos realidade ,a respeito de revenda com o preço q paguei é tranquilo.Um grande abraço pra quem quer anda de moto e nao quer ezibir marca.

    ResponderExcluir
  3. A minha já está com 26 mil km. Muito asfalto e muita alegria. Excelente moto, anda muito, estável e até no trânsito dou cada nó que deixo muito motoboy de queixo caído. Não tem mercado, não tem negócio para venda, mas para curtir, sem comentários. E o melhor: moto grande, barata, seguro barato, manutenção barata e não visada.

    ResponderExcluir
  4. Já fiz diversa viajens na minha, na primeira viagem rodamos 9.800km, saímos de Fortaleza a Cuiabá e Voltamos por Goiás...a moto é boa, tem uma estabilidade ótima, responde muito bem na estrada, confortável, passa uma segurança para quem pilota....não vendo a minha...já rodei quase todo o nordeste com ela.....recomendo...mas se quiserem pagar alto por outras marcas...a vontade.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *