sábado, 1 de novembro de 2014

Opinião do proprietário: dois anos e vinte e três mil quilômetros com a Dafra Apache 150 (teste/avaliação).

modelo_destaque
Nesses quase dois anos com a TVS Apache 150cc posso dizer que estou bastante satisfeito.
Vinte e dois mil quilômetros e a moto está muito conservada, sendo que a uso no dia-a-dia.
Antes mesmo de comprar a moto já notava alguns proprietários (ou não) reclamando da moto, falando mal e colocando defeitos. Na minha modesta (ou não) opinião a moto dura de acordo com seu dono. Muitas pessoas são totalmente desleixadas com seus veículos, e quando acontece algum problema: "a moto não presta!", "moto é Honda". Generalizando, infelizmente o brasileiro tem a mente fechada, muitas pessoas que nem sequer montaram na moto e falam mal, "um primo de um colega disse que a moto não presta", "venda essa moto e compre uma Honda/Yamaha", cansei de ouvir isso. Não procuro status, procuro satisfação. É claro que existem casos onde as motos realmente tem falhas na montagem ou algum defeito crônico.
Vale ressaltar que a Apache é uma moto totalmente importada, a Dafra apenas monta ela e realiza algumas adaptações para nossas "maravilhosas" ruas, não tendo sequer um adesivo da Dafra. Esta marca já está consolidada no mercado, seus produtos hoje são sinônimos de qualidade. Voltando para a Apache, a moto nunca me deixou na mão, nunca quebrou. Além das peças de desgaste natural, precisei trocar um sensor de velocidade (trocado na garantia) e o escapamento, onde um componente interno quebrou. Troquei sim outras peças, mas devido a um ou dois tombos que tomei. Não achei os preços salgados, porém são mais caros que uma Fan/Factor que são motos muito mais simples.
Sobre as características da moto, ela é bastante confortável dentro de suas especificações. O semi-guidão cansa após um certo tempo, o que é normal. E sua velocidade final fica dentro do normal para uma 150 cc.
Quando comparo a Apache com outras motos da categoria me impressiono com seu requinte: painel digital, suspensão a gás, spoiler sob o motor, semi-guidão, farol em led´s. Fiz todas as revisões na autorizada, acho os serviços caros para uma 150 cc, mas as peças que precisei sempre estavam disponíveis.
Os mecânicos também são bons, mas o atendimento poderia ser melhor. Quando penso em passar para outro nível de cilindrada, desisto. Não pretendo pagar o dobro numa moto 250 cc e por enquanto a Apache atende todas as minhas necessidades. Viajar se torna complicado devido à sua velocidade de cruzeiro baixa (75-80 Km/h a 6-7.000 rpm).
É claro que a moto anda mais, sua velocidade máxima fica em torno de 110 Km/h, mas eu não gosto de esgoelar a moto. Tenho consciência de que ela não foi feita para isso.
Outra característica legal dela é seu torque máximo logo aos 5.000 rpm, mas que em contrapartida prejudica a quinta marcha, que fica com pouca potência. Nos primeiros 3 mil quilômetros a moto apresentou um pequeno vazamento de óleo sob o motor, que sumiu quando parei de deixar a moto no descanso de um dia para o outro, mas deixa-la no cavalete central.
O câmbio é um pouco duro, principalmente quando estamos no trânsito pesado, mas melhora com o tempo ou com o uso de óleo de qualidade superior.
Já existe uma quantidade significativa de peças "paralelas". Entre aspas porque a marca é a mesma. Filtro de óleo e lona do freio, por exemplo, são os mesmos da Yes 125cc.
Sobre o comportamento da moto na chuva, já peguei verdadeiros temporais com ela e não parei, a moto simplesmente nunca engasga, não deixa na mão.
Recomendo a moto para todos que querem um veículo por um preço justo e um pouco de exclusividade, e claro, qualidade e durabilidade. Uma das poucas motos que, na minha opinião, custa o que vale.

Para quem acha que moto é apenas Honda e Yamaha...

4 comentários:

  1. Também gosto da minha Apache modelo 2012. Já está no entorno de 95.000 km rodados.

    ResponderExcluir
  2. a minha é 2013, perfeita até hoje, moto fantástica..que venha a APACHE 200, tô na fila.. hehe

    ResponderExcluir
  3. A moto é boa ... Pode comprar sem medo ! Tem boa arrancada , é macia , bom preço ...! Fiz boa escolha ...Com o valor que eu tinha ... Em vez de comprar um Titan 150 2007 seca... sem nada , comprei um Apache 2012 completinha com 11 mil km ! Super satisfeito !

    ResponderExcluir
  4. Excelente moto,andei muito,viagei muito,super confortavel e otima posicao de pilotagem,ja a 6 anos sem entrar numa oficina,dica so manter a troca de oleo e manutencao em dia que nao da problema

    ResponderExcluir

sábado, 1 de novembro de 2014

Opinião do proprietário: dois anos e vinte e três mil quilômetros com a Dafra Apache 150 (teste/avaliação).

modelo_destaque
Nesses quase dois anos com a TVS Apache 150cc posso dizer que estou bastante satisfeito.
Vinte e dois mil quilômetros e a moto está muito conservada, sendo que a uso no dia-a-dia.
Antes mesmo de comprar a moto já notava alguns proprietários (ou não) reclamando da moto, falando mal e colocando defeitos. Na minha modesta (ou não) opinião a moto dura de acordo com seu dono. Muitas pessoas são totalmente desleixadas com seus veículos, e quando acontece algum problema: "a moto não presta!", "moto é Honda". Generalizando, infelizmente o brasileiro tem a mente fechada, muitas pessoas que nem sequer montaram na moto e falam mal, "um primo de um colega disse que a moto não presta", "venda essa moto e compre uma Honda/Yamaha", cansei de ouvir isso. Não procuro status, procuro satisfação. É claro que existem casos onde as motos realmente tem falhas na montagem ou algum defeito crônico.
Vale ressaltar que a Apache é uma moto totalmente importada, a Dafra apenas monta ela e realiza algumas adaptações para nossas "maravilhosas" ruas, não tendo sequer um adesivo da Dafra. Esta marca já está consolidada no mercado, seus produtos hoje são sinônimos de qualidade. Voltando para a Apache, a moto nunca me deixou na mão, nunca quebrou. Além das peças de desgaste natural, precisei trocar um sensor de velocidade (trocado na garantia) e o escapamento, onde um componente interno quebrou. Troquei sim outras peças, mas devido a um ou dois tombos que tomei. Não achei os preços salgados, porém são mais caros que uma Fan/Factor que são motos muito mais simples.
Sobre as características da moto, ela é bastante confortável dentro de suas especificações. O semi-guidão cansa após um certo tempo, o que é normal. E sua velocidade final fica dentro do normal para uma 150 cc.
Quando comparo a Apache com outras motos da categoria me impressiono com seu requinte: painel digital, suspensão a gás, spoiler sob o motor, semi-guidão, farol em led´s. Fiz todas as revisões na autorizada, acho os serviços caros para uma 150 cc, mas as peças que precisei sempre estavam disponíveis.
Os mecânicos também são bons, mas o atendimento poderia ser melhor. Quando penso em passar para outro nível de cilindrada, desisto. Não pretendo pagar o dobro numa moto 250 cc e por enquanto a Apache atende todas as minhas necessidades. Viajar se torna complicado devido à sua velocidade de cruzeiro baixa (75-80 Km/h a 6-7.000 rpm).
É claro que a moto anda mais, sua velocidade máxima fica em torno de 110 Km/h, mas eu não gosto de esgoelar a moto. Tenho consciência de que ela não foi feita para isso.
Outra característica legal dela é seu torque máximo logo aos 5.000 rpm, mas que em contrapartida prejudica a quinta marcha, que fica com pouca potência. Nos primeiros 3 mil quilômetros a moto apresentou um pequeno vazamento de óleo sob o motor, que sumiu quando parei de deixar a moto no descanso de um dia para o outro, mas deixa-la no cavalete central.
O câmbio é um pouco duro, principalmente quando estamos no trânsito pesado, mas melhora com o tempo ou com o uso de óleo de qualidade superior.
Já existe uma quantidade significativa de peças "paralelas". Entre aspas porque a marca é a mesma. Filtro de óleo e lona do freio, por exemplo, são os mesmos da Yes 125cc.
Sobre o comportamento da moto na chuva, já peguei verdadeiros temporais com ela e não parei, a moto simplesmente nunca engasga, não deixa na mão.
Recomendo a moto para todos que querem um veículo por um preço justo e um pouco de exclusividade, e claro, qualidade e durabilidade. Uma das poucas motos que, na minha opinião, custa o que vale.

Para quem acha que moto é apenas Honda e Yamaha...

4 comentários:

  1. Também gosto da minha Apache modelo 2012. Já está no entorno de 95.000 km rodados.

    ResponderExcluir
  2. a minha é 2013, perfeita até hoje, moto fantástica..que venha a APACHE 200, tô na fila.. hehe

    ResponderExcluir
  3. A moto é boa ... Pode comprar sem medo ! Tem boa arrancada , é macia , bom preço ...! Fiz boa escolha ...Com o valor que eu tinha ... Em vez de comprar um Titan 150 2007 seca... sem nada , comprei um Apache 2012 completinha com 11 mil km ! Super satisfeito !

    ResponderExcluir
  4. Excelente moto,andei muito,viagei muito,super confortavel e otima posicao de pilotagem,ja a 6 anos sem entrar numa oficina,dica so manter a troca de oleo e manutencao em dia que nao da problema

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *