Yamaha XTZ 125 X
Honda Bros 125
As nossas ruas e
estradas definitivamente são de péssima qualidade. Algumas pessoas
optam pelas motos on/off road justamente para encarar a buraqueira de nossos centros
urbanos com um pouco mais de desenvoltura. A grande vantagem das motos on/off road está na possibilidade de
realizar pequenas aventuras no fora de estrada. Nos últimos anos estas motos se
tornaram muito mais on do que off, mas preservam algumas características
interessantes, como as suspensões elevadas.
A XTZ 125 está
no mercado a mais de uma década e pouco mudou, talvez por isso tenha perdido o
posto de mais vendida para a Bros 150 e nunca mais se recuperou. Como a Bros
150 está numa faixa de preço bem acima da XTZ (contando o ágio das
concessionárias) a Honda resolveu voltar no tempo. Lançou a Bros também com o
motor 125 cc carburado da Fan, para competir diretamente com a XTZ e também com
outras motos como a CRZ (Kasinski) e a Fly (Traxx). Para isso, além de abrir
mão da injeção eletrônica, deixou de lado o freio a disco.
Perdendo tantas
qualidade, será que vale o que custa? Na minha opinião tanto a Bros como a XTZ
são motos extremamente simples e não são projetos novos, poderiam ser a porta
de entrada para o universo das duas rodas, mas definitivamente poderiam ter um
preço mais acessível e mais condizente com o produto. Como a Bros 150 cc
recebeu um face-lift, a 125cc herdou o design do modelo 150 cc anterior.
Yamaha XTZ 125
Motor e câmbio
Simplesmente
excelente. O mesmo que equipa a Factor, tem uma vida útil bastante longa se for
bem cuidado. Baixíssimo nível de vibrações, consumo acima dos 35 Km/L,
manutenção barata, enfim, excelente, faltou apenas a injeção eletrônica
encontrada na Fazer 150. O câmbio é um pouco duro, como em quase toda Yamaha.
Conforto
O banco é
bastante estreito ,ou seja, conforto não é o ponto forte desta moto,
principalmente após mais de 45 minutos pilotando, mas acostuma-se com o tempo.
Acabamento
Razoável , porém
superior a concorrente. O painel é
extremamente simples, contando apenas com velocímetro, odômetro e luzes de
advertência. Os comandos são os mesmos na linha 125 cc e 250cc da yamaha, são
bons. Ao contrário da concorrente, não vem com bagageiro de fábrica.
Peças e serviços
Manutenção com
preço fixo, preços honestos, uma boa rede de concessionárias (segunda maior no
país).
Honda Bros 125
Motor e câmbio
O mesmo que
equipa a Fan 125 cc é conhecidíssimo pelos brasileiros por sua durabilidade,
economia e facilidade de manutenção. O câmbio é excelente, característica das
motos da Honda. O consumo fica prejudicado pela ausência da injeção, mas não
deixa de ser muito bom.
Conforto
Melhor que a concorrente, seu banco é mais largo e mais macio, além de ser mais baixo o que
ajuda as pessoas de estatura mais baixa.
Acabamento
O que há de mais
simples. Os comandos são pobres, partida elétrica como opcional e freio a disco
sequer como opção. O bagageiro merece elogios.
Peças e serviços
A maior rede de
autorizadas do país, líder em quase todos os segmentos, inclusive na procura
pelos "amigos do alheio", por isso faça o seguro e nunca compre peças
sem procedência.
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